quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O auto da compadecida! Questionário - Região Nordeste


1) O que faz de João Grilo o personagem principal da história?

2) Em que Sub Região do Nordeste se passa o filme ?

3) Qual a vegetação predominante dessa Sub Região? Desenhe as características dela.

4) A questão religiosa é muito forte no Nordeste. Cite algum trecho que demonstre isso.

5) Que figura nordestina Severino representa?

6) Ao chegar ao céu, Severino é absolvido de seus pecados sem passar pelo purgatório. Por quê?

7) Releia um fragmento da fala da Compadecida em favor de João.
“João foi um pobre como nós, meu filho. Teve de suportar as maiores dificuldades, numa terra seca e pobre como a nossa. Não o condene, deixe João ir para o purgatório.”
Responda:

7.1. Quais as características de João Grilo que lembram a região onde mora?

7.2. Quais as consequências das condições do ambiente no comportamento de João e Chico?

7.3. Descreva as características de João Grilo que permitem afirmar que ele representa a humanidade. 

8) Releia o versinho citado por João Grilo para invocar Nossa Senhora.
“Valha-me Nossa Senhora,
Mãe de Deus de Nazaré!
A vaca mansa dá leite, 
A braba dá quando quer.
A mansa dá sossegada,
A braba levanta o pé.
Já fui barco, fui navio,
Mas hoje sou escaler.
Já fui menino, fui homem,
Só me falta ser mulher.
Valha-me Nossa Senhora,
Mãe de Deus de Nazaré!”

Esta foi a forma que João Grilo demonstrou sua fé. Como foi que o padeiro e os padres demonstraram a fé deles?

9) Hoje, de que maneira os nordestinos enfrentam as adversidades da seca?


10) Vivemos em uma realidade geograficamente diferente daquela em que a história é ambientada. Contudo, algumas relações apresentadas na história são vividas por pessoas de todas as regiões: corrupção, injustiça, desigualdade social, preconceito racial, abusos de poder. Escreva sobre os sentimentos que essas relações provocam em você.

2 comentários: